❇ 9 Benefícios da Camomila Revolucionários + Receita Especial! 🌼

Avalie este post

Você já conhece os benefícios da camomila?

 

quais sao os beneficios da camomilacamomila é uma das mais antigas e versáteis ervas medicinais conhecidas pela humanidade, que é bastante utilizada por seus poderes naturais que incluem não só o efeito tranquilizante, mas também vários outros benefícios para a saúde e beleza.

 

Com um aroma intenso, porém suave e agradável, a camomila é uma erva multifuncional e tem propriedades terapêuticas, ou seja, ela pode ser usada tanto como um medicamento natural em forma de chá, como também para cuidados com a beleza da pele e cabelos.

 

Me acompanhe nesse artigo que irei te contar tudo sobre essa poderosa erva!

 

Propriedades da Camomila

 

As flores secas de camomila possuem numerosas e amplas implicações para a saúde graças ao seu alto nível de antioxidantes, como os terpenoides e flavonoides. Ela possui ação cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante.

 

Seus antioxidantes vitais são encontrados na composição dos óleos da planta e são os principais contribuintes para as propriedades de tratamentos naturais.

 

A camomila vem sendo utilizada por quase 5 mil anos em chás, banhos, infusões, extratos de ervas e em cosméticos para pele e cabelos, para promover tranquilidade, longevidade, vitalidade e oferecer uma aparência jovial.

 

Benefícios da Camomila

 

Acompanhe os diversos benefícios que ela traz para o corpo e saúde:

 

1. Ajuda a Dormir Melhor

 

Você provavelmente já deve saber que a camomila é um dos remédios mais indicados e conhecidos para ter uma boa noite de sono.

Beber chá de camomila antes de ir se deitar garantirá que você consiga dormir melhor e evitar insônia, uma xícara com duas colheres de flores secas de camomila já será suficiente.

 

2. Aumenta Tempo de Vida

 

Há estudos que indicam que a camomila nos ajuda a viver com uma melhor qualidade e por muito mais tempo. Nesse estudo foi concluído que beber infusões de camomila reduz em 29% o risco de morte prematura, prologando a vida.

 

3. Promove a Saúde da Pele

 

O óleo de camomila consegue aliviar e curar pessoas que sofrem com erupções, vermelhidão, pele seca, irritada e envelhecida. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, esses problemas serão passado.

 O chá de camomila também irá aumentar o efeito rejuvenescedor e curativo na sua pele. O recomendado é acrescentar também alimentos naturais na sua alimentação, que irão cuidar de você internamente e externamente.

 

 4. Poder Antioxidante

 

A camomila possui compostos que atuam diretamente no combate aos radicais livres. Isso evita as possíveis mutações que as células venham a sofrer quando o assunto são as doenças que podem atingir o corpo.

Essa ação também garante que o envelhecimento celular seja retardado. Sendo assim, os efeitos provocados vão demorar a serem sentidos, sobretudo na pele. Tudo isso vem do poder dos antioxidantes da camomila.

 

Fora isso, a camomila possui antioxidantes que estão associados com melhor função imunológica, taxas mais baixas de transtornos de humor, dor e inchaço reduzidos e pele mais saudável (incluindo cabelo, unhas, dentes e olhos).

 

5. Combate a Ansiedade e Depressão

 

A camomila possui propriedades que combatem o estresse e promovem o relaxamento.

Por isso, ela é muitas vezes recomendada como um remédio natural para a ansiedade crônica, estresse, depressão, insônia e vários problemas digestivos.

 

6. Reduz Dor

 

As flores de camomila podem são utilizadas para reduzir a dor, congestão, inchaço e vermelhidão. Elas são eficazes para reduzir o edema facial, irritações da pele, dor de infecções e questões subjacentes de inflamação.

A camomila também pode naturalmente diminuir a dor associada com artrite, lesões, dor nas costas e febres.

 

7. Combate o Câncer

 

Há estudos que indicam efeitos anticancerígenas na camomila, que evitam o crescimento do tumor canceroso e atuam como um tratamento natural contra o câncer de pele, próstata, mama e ovário.

Acredita-se que a inibição de células cancerosas seja devida aos antioxidantes chamados apigenina.

 

8. Melhora a Digestão

 

A camomila é um poderoso relaxante digestivo, usada para tratar vários distúrbios gastrointestinais, incluindo gases, refluxo ácido, indigestão, diarreia, anorexia, enjoo, náuseas e vômitos.

O extrato de camomila pode ajudar a encurtar o curso de diarreia e cólicas em crianças, bem como aliviar os sintomas associados com as condições como dor e ansiedade. Ela também contém compostos anódinos que são antiespasmódicos, reduzindo cólicas, constipação e outras dores de estômago.

Muitos destes benefícios são devido aos efeitos relaxantes naturais dessa erva. Uma vez que o cérebro e o intestino se comunicam diretamente através do nervo vago, uma mente mais relaxada também pode ajudar a tratar o intestino.

 

9. Combate e Controla Diabetes

 

Há estudos que dizem que beber três xícaras de chá de camomila por dia pode ajudar a melhorar os níveis de glicose no sangue em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. De acordo com as conclusões dos investigadores, a camomila pode ajudar a reduzir os fatores de risco relacionados ao aparecimento da diabetes.

 

Receita de Chá de Camomila para Relaxar

 

O chá de camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

 

Ingredientes:

 

2 colheres de chá de flores secas de camomila;

● 1 xícara de água.

 

Modo de Preparo:

 

➊ Em 250 ml de água fervente adicione as 2 colheres de chá.

➋ Tampe e deixe repousar durante cerca de 10 minutos.

➌ Coe e beba em seguida.

 

Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

 

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e, de acordo com indicação do pediatra, este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.

 

Você Também Precisa Ver Isto:

Add Comment