❇ 5 Truques Infalíveis para Tratar e Prevenir Nervo Ciático Inflamado! 💉

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Nervo ciático inflamado é uma dor que surge de forma repentina no trajeto do nervo ciático, geralmente desaparece em menos de 1 semana, entretanto há casos de dor persistente.

 

o que e nervo ciatico inflamadoComeça no final da coluna, passa pelos glúteos e parte detrás da coxa, indo até a planta dos pés. Assim, o local da dor ciática pode variar afetando qualquer ponto de todo este trajeto.

O local de dor mais comum é na região do glúteo e embora cada perna tenha seu nervo ciático, é normal que a pessoa apresente somente dor em uma perna.

 

Entretanto, em casos mais graves, quando há hérnia de disco na lombar, pode haver dor nas duas pernas ao mesmo tempo.

 

As características da dor ciática são dor forte, em forma de pontada, fisgada, ou sensação de calor. Para você saber se está com o nervo ciático inflamado, acompanhe abaixo:

 

Sintomas de Nervo Ciático Inflamado

 

O nervo ciático inflamado é, por si só, um sintoma: dor. Mas a dor causada por nervo ciático inflamado pode variar muito. Pode ser um formigamento suave, uma dor surda ou, ainda, uma sensação de queimação. Em alguns casos, a dor é tão forte que a pessoa não consegue se mexer.

 

A dor ocorre mais frequentemente de um só lado. Algumas pessoas sentem dor aguda em uma parte da perna ou do quadril e dormência em outras partes dos membros inferiores. A dor ou dormência também podem estar presentes na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé. A perna afetada pode parecer mais fraca.

 

A dor em geral começa gradualmente e pode piorar após a pessoa levantar-se ou sentar-se, tossir, espirrar ou até mesmo rir. Ela também costuma ser pior à noite, ao se dobrar para trás ou andar mais do que alguns metros, principalmente se for causada por estenose do canal vertebral.

 

Entretanto, os sintomas de nervo ciático inflamado podem ser divididos em dois grupos, que se relacionam com as duas funções do nervo: motores e sensitivos.

 

Motores:

 

  • Dor lombar que irradia por toda a face lateral, posterior ou anterior da coxa;
  • Dificuldade de erguer o pé, estender o joelho ou mexer o quadril;
  • Disfunção urinária, caso alguns ramos sacrais forem comprometidos.

 

➤ Sensitivos:

 

  • Dormência na perna;
  • Formigamento;
  • Sensação de choque;
  • Sensação de agulhamento;
  • Perda de sensibilidade na planta do pé e em outras regiões dos membros inferiores.

 

Como Tratar Nervo Ciático Inflamado?

 

O tratamento caseiro para nervo ciático inflamado consiste em relaxar os músculos das costas, glúteos e pernas para que o nervo ciático não fique pressionado.

 

como se tratar nervo ciatico inflamadoColocar compressa quente, massagear o local da dor e fazer exercícios de alongamento são excelentes opções enquanto espera pela consulta médica ou para complementar o tratamento fisioterapêutico.

 

Acompanha abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

 

1. Passar Pomada Anti-Inflamatória

 

É possível comprar pomadas como Cataflan ou Diclofenaco na farmácia e aplicar diariamente no local da dor, que provavelmente é o local onde o nervo ciático está sendo comprimido.

Pode-se aplicar a pomada 2 vezes ao dia, com uma massagem até que o produto seja totalmente absorvido pela pele.

 

2. Receber Massagem

 

Enquanto estiver com muita dor poderá se sentir melhor se receber uma massagem nas costas, no bumbum e nas pernas.

A massagem deve ser agradável e realizada com creme hidratante ou óleo essencial.

 

O óleo de semente de uva misturado com 2 gotas de óleo essencial de lavanda pode ser uma boa forma de conseguir relaxar os músculos, aliviando a dor.

 

3. Manter-se em Movimento 

 

Na crise de nervo ciático inflamado não é indicado ficar de repouso absoluto, ficando somente deitado ou sentado, porque estas posições agravam a dor.

Por isso, o ideal é fazer atividades leves e evitar ficar parado na mesma posição por mais de 2 horas.

 

4. Usar Compressa Quente

 

Um bom tratamento caseiro para aliviar a dor e a inflamação causada pelo nervo ciático é colocar uma bolsa de água quente na coluna ou no local do dor, pois isto relaxa a musculatura e aumenta a liberação de endorfinas que promovem o bem-estar.

 

Pode-se comprar uma botija de água nas farmácias mas pode-se fazer uma em casa colocando arroz cru numa fronha, por exemplo. Para utilizar basta aquecer a bolsa no micro-ondas por cerca de 2 minutos e depois colocar onde dói por 15 a 20 minutos.

 

5. Fazer Exercícios Físicos

 

Enquanto sentir muita dor, os únicos exercícios indicados são os de alongamento para coluna lombar, coxas e glúteos.

 

E por isso, é recomendado:

 

Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados, segurar uma perna de cada vez, aproximando o joelho do peito, enquanto sente que a coluna lombar alonga.

● Depois faça o mesmo com a outra perna, mesmo que não sinta dor nela. Mantenha este alongamento por 30 segundos. Repita 3 vezes.

 

Quando a dor começar a diminuir, para evitar uma nova crise de dor ciática, é necessário fortalecer a musculatura abdominal e por isso os exercícios de pilates, indicados por um fisioterapeuta, são os mais indicados.

 

Pode-se começar com:

 

● Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados e encolher a barriga, trazendo o umbigo em direção às costas, e manter essa contração abdominal enquanto respira normalmente.

● A partir dessa posição deve elevar uma perna com o joelho dobrado e manter essa posição durante 5 segundos e então descer a perna. Sempre que levantar a perna deve expirar. Faça este exercício alternando as pernas por 5 vezes, com cada perna.

 

Com esses exercícios de alongamento e fortalecimento, você consegue aliviar e possivelmente até eliminar a dor no nervo ciático inflamado. Assim, você poderá voltar a sua rotina de treinos normal, sem sentir essas dores chatas no ciático que podem te atrapalhar.

Sem contar que alongamentos são excelentes para melhorar a sua flexibilidade e mobilidade articular o que pode te ajudar com outras lesões também.

 

Cuidados Importantes

 

Durante uma crise de dor ciática também é importante ter alguns cuidados como não rodar o tronco, nem fletir o corpo para frente, como se quisesse pegar algo do chão.

 

● Para dormir deve-se deitar de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro entre as pernas, para manter a coluna sempre bem alinhada. Outra possibilidade é dormir de barriga para cima e colocar um travesseiro por baixo dos joelhos.

 

Acima de tudo, lembre-se de se consultar com um médico especializado em fisiatria, ortopedia ou reumatologia.

 

Prevenção

 

A prevenção varia de acordo com a causa do dano nervoso.

 

No entanto, algumas medidas podem ser tomadas de maneira genérica:

 

  • Evite sentar ou deitar pressionando as nádegas por um longo tempo;
  • No trabalho, levante-se e alongue-se após passar muito tempo sentado;
  • Mas também evite ficar na mesma posição mais que 90 min consecutivos;
  • Procure manter a postura correta;
  • Pratique sempre exercícios físicos regulares.

 

De maneira geral, manter uma boa forma física ajuda a evitar problemas no nervo ciático.

 

Além disso, por meio de hábitos saudáveis, como a alimentação adequada e a prática regular de atividades físicas que envolvam exercícios de condicionamento cardiovascular, carga e alongamentos da região lombar e posterior dos membros inferiores, é possível manter um peso adequado e fortalecer os músculos de modo a garantir suporte necessário ao corpo e uma postura correta.

 

Tome cuidado com atividades repetitivas em demasia, como a musculação sem a orientação de um profissional, também é indicado para evitar o estresse do nervo.

 

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