❇ 12 Tratamentos Caseiros para Candidíase Que Irão Te Surpreender! 😲

Avalie este post

como fazer tratamentos caseiros para candidiaseA candidíase é uma doença causada pela proliferação do fungo Candida pelo corpo, e embora o melhor seja buscar a orientação de um médico assim que a candidíase for observada, há diversos tratamentos caseiros para candidíase que realmente funcionam.

 

A candidíase pode afetar áreas como a pele, órgãos genitais, garganta, boca e sangue. Apesar do fungo Candida ser normalmente encontrado em pequenas quantidades no corpo humano, o seu crescimento traz diversos problemas.

 

Acompanhe abaixo alguns sintomas:

 

Sintomas da Candidíase

 

É normal o fungo Candida fazer parte da flora vaginal, mantendo-se em equilíbrio.

Porém, quando se desenvolve em excesso causa a candidíase.

 

Dentre os fatores que possibilitam esse crescimento anormal dos fungos estão:

 

  • Sistema imunológico debilitado, como, por exemplo, em situações de gripes fortes, inflamações, diabetes e gestação, por exemplo, além de alterações hormonais;
  • Uso de medicamentos que desestabilizam o sistema imune, como os antibióticos;
  • Maus hábitos de higiene;
  • Locais úmidos (como os órgãos sexuais) e longo tempo com roupas úmidas;
  • Sexo sem proteção;
  • Estresse excessivo e/ou pouco tempo de sono;
  • Ingestão excessiva de carboidratos e doces (que aumentam a glicose, servindo de alimento para o fungo), ou seja, ter uma dieta não equilibrada;
  • Uso de álcool e outras drogas (que também enfraquecem o sistema imune).

 

Geralmente, os sintomas mais comuns da candidíase são:

 

  • Corrimento de cor branca;
  • Coceira na área afetada;
  • Ardência;
  • Vermelhidão;
  • Dor nas relações sexuais;
  • Queimação ao urinar.

 

Tratamentos Caseiros para Candidíase

 

Existem remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas de candidíase, no entanto, caso a pessoa suspeite que tem candidíase, deve ir ao médico para fazer o tratamento adequado e evitar a piora dos sintomas.

 

O tratamento prescrito pelo médico pode ser complementado com:

 

1. Solução Vaginal de Ervas

 

Uma infusão forte de tomilho, alecrim e salva possui propriedades antimicrobianas que inibem o crescimento dos fungos e propriedades adstringentes, que atenuam a irritação dos tecidos.

 

Como fazer? Em um recipiente coloque 2 colheres de chá de tomilho seco, 1 colher de chá de alecrim seco e 1 colher de chá de salva seco. Cubra as ervas com 375 ml de água fervente. Tampe o recipiente e deixe repousar durante cerca de 20 minutos.

Coe e utilize como solução de limpeza vagina, duas vezes por dia.

 

2. Óleo de Coco

 

O óleo de coco contém substâncias consideradas antimicrobianas (gorduras saturadas) exterminando vários tipos de fungos, incluindo a Candida.

 

Como fazer? Você pode ingerir 1 colher de chá de óleo do coco por dia ou misturá-lo à sua alimentação rotineira.

Você pode até mesmo aplicar o óleo na região afetada 3 vezes por dia até os sintomas da candidíase diminuírem.

 

3. Infusão de Pau D’Arco

 

A infusão de Pau D’Arco para candidíase intestinal facilita o trânsito intestinal e possui propriedade antifúngica que elimina o excesso de fungos no intestino, facilitando o tratamento da candidíase.

 

Como fazer? Junte 2 colheres de sopa de cascas de Pau D’Arco em 1 litro de água fervente e deixar repousar durante cerca de 10 minutos.

Depois coe e beba 2 a 3 xícaras por dia.

 

4. Bicarbonato de Sódio

 

Já se conhecem as propriedades antifúngicas do bicarbonato de sódio para tratamento de diversos problemas e isso inclui a candidíase.

 

Como fazer? É só despejar 50 gramas de bicarbonato de sódio em uma bacia média com água quente e lavar a região íntima com essa mistura por até 20 minutos.

Repita o procedimento todos os dias por uma semana.

 

5. Chá de Uva-Ursina

 

O chá de uva-ursina é um ótimo tratamento caseiro para candidíase peniana, pois diminui a reprodução da levedura Candida Albicans, que é o micro-organismo causador da candidíase. No entanto, este chá também pode ser utilizando para o tratamento em mulheres.

 

Como fazer? Cubra 2 colheres de chá de folhas de uva-ursina com 1 xícara de água quente e deixe repousar por 5 minutos. Quando amornar, coe e beba a seguir.

É recomendado beber este chá 3 vezes por dia.

 

6. Consumo de Alho

 

O alho é considerado um antibiótico e antifúngico natural que inibe o desenvolvimento de uma série de bactérias e fungos, aliviando os sintomas da candidíase (principalmente o intestinal) e fortalecendo seu sistema imunológico.

 

Como fazer? Consuma 2 dentes de alho por dia, em sua forma pura ou misturada com outros alimentos.

Você também pode colocar 5 dentes de alho de molho em um copo de água por 6 horas e tomar a seguir (somente a água).

 

 

7. Chá de Poejo

 

O chá de poejo é ótimo para tratar a candidíase oral, porque possui propriedades que diminuem a proliferação dos fungos e, por isso, pode auxiliar no combate à doença.

 

Como fazer? Pique 1 colher de sopa de flores ou folhas de poejo e coloque-as em uma xícara com água fervente. Abafe por 15 minutos e coe a seguir.

Umedeça um pedacinho de algodão com o chá e passe na boca, de 3 a 4 vezes ao dia.

 

8. Mistura de Vinagre

 

O vinagre, principalmente o de maçã, possui substâncias que controlam o desenvolvimento de fungos e equilibra o pH do organismo, uma vez que tem o mesmo pH da área íntima, evitando a acidez da região e assim a manifestação da candidíase.

 

Como fazer? Você pode colocar 4 colheres de vinagre em uma bacia com 1/2 litro de água morna e lavar a região por 20 minutos todos os dias ou então colocar 1 colher de vinagre em um copo de 200 ml com água, bebendo a mistura antes do café da manhã até a infecção passar.

 

9. Banho de Assento com Orégano

 

O orégano contém substâncias naturais antimicrobianas, antivirais e anti-inflamatórias que eliminam as células do fungo Candida.

 

Como fazer? Coloque 1 colher de sopa de orégano em 500 ml de água quente. Misture-os e ponha-os em uma bacia média, lavando os genitais com esta mistura até a água esfriar.

Faça este procedimento antes de dormir, todas as noites e durma sem peça íntima, até os sintomas sumirem.

 

10. Chá de Dente-de-Leão

 

O dente-de-leão é uma planta e sua seiva é repleta de vitaminas e minerais importantes, que tratam problemas causados por fungos e bactérias, ou seja, possui propriedades antifúngicas que diminuem o desenvolvimento da candidíase.

 

Como fazer? Coloque 2 colheres de sopa de dente-de-leão em 1 litro de água fervente. Espere a infusão desta mistura por alguns minutos e deixe-a esfriar um pouco.

Coe o chá e beba-o de 2 a 3 vezes por dia até os sintomas desaparecerem.

 

11. Lavagem com Barbatimão

 

Um excelente tratamento caseiro para candidíase é lavar os genitais com folhas de barbatimão, devido às suas propriedades cicatrizantes e bactericidas.

 

Como fazer? Coloque 2 xícaras de cascas de barbatimão em 2 litros de água e ferva por, aproximadamente, 15 minutos. Em seguida, coe a solução e adicione 1 colher de sopa de suco de limão.

As lavagens devem ser realizadas pelo menos 3 vezes ao dia.

 

12. Iogurte Natural

 

O iogurte natural possui probióticos e bactérias boas que mantém os organismos vivos saudáveis e eliminam aqueles prejudiciais. Dessa forma, combatem infecções causadas por fungos, como a Candida.

 

Como fazer? Para o iogurte diminuir a acidez da região íntima e combater os fungos, passe-o um pouco na região afetada (equivalente a uma colher de sopa), deixando agir por cerca de 1 hora.

Repita o processo 2 vezes por dia até os sintomas da candidíase cessarem.

 

Rotina Diária com os Tratamentos Caseiros para Candidíase

 

Algumas ótimas dicas para uma rotina diária para tratar a candidíase:

 

  • Tomar 1 copo de iogurte;
  • Introduzir o iogurte na vagina, deixando atuar por 3 horas, que ajuda a fortalecer o sistema imune, e altera o pH da região, facilitando a cura;
  • Lavagem da região genital com o chá de barbatimão, duas vezes ao dia;
  • Tomar um chá de equinácea porque fortalece o sistema imune;
  • Tomar um copo do suco de couve com limão porque ajuda a desintoxicar o organismo;
  • Comer bagas de goji, que ajudam a fortalecer o sistema imune.

 

É aconselhado seguir estas orientações por pelo menos 3 dias. Elas ajudam a complementar o tratamento para candidíase indicado pelo médico, por isso não devem ser utilizadas como forma única de tratamento. 

 

Você Também Precisa Ver Isto:

Add Comment